top of page

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

Na psicologia clínica, existem diversas abordagens que podem ser utilizadas como referencial para o trabalho do psicoterapeuta. Dentre estas, tem-se a Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, criada no início dos anos 1960 pelo psiquiatra norte-americano Aaron Beck.

A TCC considera que há uma interação entre acontecimentos, pensamentos, emoções e comportamentos, e defende que não são as situações que vivemos que nos afetam, mas sim a forma como essas situações são interpretadas por nós. Em outras palavras, as emoções que surgem em resposta a um acontecimento e como agimos diante dele não são provocados pela situação em si, mas sim pelo que pensamos em relação à essa situação.

Por trás desses pensamentos existe um sistema de significados ou crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo/outros e sobre o futuro, às quais são construídas desde a infância a partir das experiências de vida, do aprendizado observacional e dos modelos que identificamos. Algumas dessas crenças podem ser disfuncionais, colaborando para que pensamentos distorcidos surjam, resultando em emoções e comportamentos indesejados e que trazem prejuízos ao nosso funcionamento.

O objetivo central da TCC é promover a modificação das crenças centrais disfuncionais e dos erros de pensamentos. A partir de situações e dificuldades atuais, as distorções de pensamentos podem ser identificadas e as crenças podem ser acessadas, buscando-se na história de vida as suas origens e atuando no presente para modificá-las.

O foco da terapia é o momento presente e as dificuldades e prejuízos atuais, mas não se desconsidera o passado por entender que nele estão as origens das nossas crenças. A TCC é uma abordagem estruturada, objetiva e diretiva, e o processo de terapia é organizado a partir de objetivos e metas definidos em conjunto pelo paciente e pelo psicólogo. Na TCC, o terapeuta tem um papel ativo e interage bastante com o paciente, dividindo seus conhecimentos e ensinando o paciente a utilizar técnicas e estratégias úteis para a sua melhora. Com responsabilidade, ética, respeito, cuidado e acolhimento amigável, o terapeuta visa estabelecer uma relação de confiança com o paciente para que ambos formem uma aliança terapêutica.

Cabe destacar que a TCC é baseada em evidências e sua eficácia no tratamento de diversos transtornos mentais é comprovada, testada através de inúmeros estudos científicos publicados. Apesar de ser a melhor escolha para o tratamento de muitos transtornos, ter o diagnóstico de um transtorno mental não é requisito para a terapia! A TCC também proporciona bons resultados e auxilia em diversas questões da nossa vida, como escolhas profissionais, perdas, estresse, problemas nos relacionamentos, dificuldades de aprendizagem, dentre outras.

A TCC também é conhecida por ser um modelo de terapia breve e focada. Existem protocolos de tratamento testados e validados com um número de sessões já definidas que podem ser usados em alguns casos, o que possibilita que se tenha uma previsão do tempo de tratamento. Porém, isso não é uma regra – as pessoas são diferentes e, consequentemente, o processo terapêutico é pensado e executado diante das necessidades e particularidades de cada paciente. Entretanto, o que é comum em todos os casos é que, na TCC, um dos objetivos do psicólogo é que o paciente aprenda a ser seu próprio terapeuta, para que consiga, com o tempo, adquirir sua autonomia e lidar com as questões por conta própria.

©  2020 por Samy Silberfarb - Psicólogo (CRP 07/31534)

bottom of page